Publicado em

Tarte de Clementinas

Serve 6 a 8

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

Massa da tarte
150g de manteiga sem sal
1/3 chávena de açúcar fino (pode substituir por açúcar de coco)
1 colher de cha de essência de baunilha Puro Sumo
2 chávenas de farinha sem fermento (pode usar espelta ou aveia)
2 colheres de água fria

Recheio
1 chávena de açúcar fino (pode usar 3/4 de chávena -ou menos-de xarope de acer)
3 laranjas, sumo
6 clementinas, sumo
8 ovos
2 gemas
1 embalagens de natas frescas
1 colher de sopa de raspa de clementina

 

[highlight]RECEITA[/highlight]

Aqueça o forno a 180º. Coloque a manteiga, açúcar, baunilha e farinha num robot. Bata até a mistura se assemelhe a migalhas de pão. Com o motor a trabalhar, adicione agua até começar a aderir. Retire do robot e forme uma bola com as mãos e achate, embrulhe com papel aderente e guarde no frigorifico por 30 minutos ou até 2 dias.

Numa superficie polvilhada com farinha estenda a massa, com a ajuda de um rolo de próprio. Cuidadosamente, transfira a massa para uma tarteira com fundo amovivél (aproximadamente 20cm) corte os pedaços grandes para ajustar à forma. Coloque no frigorifico por 10 minutos.

Leve ao forno tapada com papel vegetal e pesos (feijão ou arroz cru). Retire os pesos e papel e cozinhe por mais 10 minutos até começar a ficar dourada. Retire do forno e reserve.

Baixe a temperatura do forno para 140º.

Para fazer o recheio, coloque o açúcar, sumo de laranja e clementina numa panela média em lume baixo. Misture até o açúcar se dissolver. Adicione os ovos, gemas e natas. Cozinhe mexendo por 8 a 10 minutos ou até ficar espesso (cobrir a parte de trás de uma colher de pau). Junte a raspa de clementina. Deite o recheio dentro da tarte. Leve ao forno por 30 minutos ou até começar a ficar firme. Retire do forno e deixe arrefecer. Coloque no frigorifico ate ficar firme.

Decore com clementinas caramelizadas e sirva.

Dica: se o recheio não estiver a engrossar retire ½ chávena do recheio quente e misture com uma colher de chá bem cheia de maizena. Volte a juntar à panela com o liquido e continue a mexer até engrossar.