Publicado em

Tarte de chocolate com “Chantilly” de coco

Fiz anos no domingo .. Foi sem duvida um dia especial pois este ano já está a ser um ano de mudança. De mudança de valores, de maneira de cozinhar, de pensar, de agir…

Esta ano vai ser um ano ainda mais saudável e o meu jantar de anos reflectiu isso. Fiz para todos (pequenos e graúdos) um jantar sem glúten, nem açúcares refinados… e por incrível que pareça todos gostaram e comeram bastante (repetiram todos). Esta é uma tarte perfeita para um dia especial, completamente deliciosa!!! Vale mesmo a pena experimentar. Para mim á ainda mais saborosa que a normal. É sem glúten, ovos, lacticínios e açúcar processado. É uma boa sobremesa para “enganar” os amigos, faça o teste! Não diga de que é que é feito e veja como vão adorar.

 

Serve 6

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

2 chávenas de amêndoa (ou metade nozes pecans)

6 tâmaras sem caroço

2 colheres de sopa de alfarroba (opcional)

1 colher de sopa de xarope de acer

1 colher de sopa de baunilha

2 colheres de chá de canela

pitada de flor de sal

2 bananas maduras, fatiadas

 

[highlight]RECEITA[/highlight]

Forre a base de uma forma de tarte, com fundo amovível, com papel vegetal. Reserve.Coloque as amêndoas num robot e bata até obter uma farinha fina. Junte os restantes ingredientes, excepto a banana, e pique até formar uns pedaços pegajosos. Pressione a massa na base e lados da forma de maneira a obter uma camada igual.  Coloque uma só camada de banana na base da tarte e pressione delicadamente com as pontas dos dedos. Guarde no frigorífico enquanto faz a mousse de chocolate.

 

Recheio:

1 chávena de tâmaras, sem caroço

1 colher de sopa de baunilha

2 colheres de sopa de xarope de acer

3 a 4 abacates

1/4 chávena de alfarroba ou cacau em pó

 

Coloque todos os ingredientes numa robot e bata por 5 minutos ou até obter uma mistura mesmo cremosa, sem pedaços. Espalhe a mousse por cima das fatias de banana. Guarde no frigorífico até ficar fria.

Sirva acompanhada de “Chantilly” de coco. Coloque uma lata de coco no frigorífico. Quando estiver fria, abra e retire somente aquela parte dura branca. Coloque numa tigela e junte 1 colher de chá de baunilha e xarope de acer a gosto.

Sirva a tarte decorada com framboesas e acompanhada de “Chantilly”.

 

[highlight]DICAS DA MAFALDA[/highlight]

Pode fazer mousse de chocolate com a receita da mousse.

Simplesmente sirva em copos com morangos ou  framboesas esmagadas com umas folhas de hortelã ou gengibre ralado.

Pode trocar as bananas por framboesas, não as esmague, somente cubra com a mousse.