Publicado em

Superalimentos #2 – Alimentos Fermentados

[highlight]ALIMENTOS FERMENTADOS[/highlight]

Os alimentos fermentados são alimentos amigos do intestino. Alguns neurologistas defendem que a saúde deste órgão tem muito mais influência no nosso estado de espírito do que o cérebro – porque o intestino produz mais serotonina, a hormona do bem-estar, que o próprio cérebro. O intestino é, assim, responsável não só pela nossa saúde emocional como também pela física e mental.
A saúde intestinal está diretamente relacionada com doenças imunológicas, depressão, esclerose múltipla, fadiga crónica, alergias, doença de Crohn, problemas de pele, inflamação do intestino e artrite. Os alimentos estão presentes em dietas de várias culturas e sob diversas formas, como, por exemplo, o kombucha (chá fermentado), o kimchi (vegetais fermentados), o chucrute, os pickles de vegetais, o iogurte e o kefir.
Este tipo de alimentos melhora a saúde do intestino, equilibra as boas e más bactérias, preserva o conteúdo de vitaminas e minerais dos alimentos e aumenta a capacidade de absorção, por parte do nosso organismo, das vitaminas e dos minerais que ingerimos.