Sobre mim


 

Sobre mim

 

Para Mafalda Pinto Leite, a paixão pela cozinha e pelo estilo de vida saudável começou cedo. Aos 20 anos viajou para a Escócia, onde passou alguns meses e teve a possibilidade de trabalhar numa cozinha vegetariana única, na Fundação Findhorn.

Mais tarde, rumou a Nova Iorque para tirar o curso de Chef no conceituado “Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts”, uma escola onde o foco é a culinária para a saúde. Fez o estágio no restaurante “Chez Panisse”, na Califórnia, considerado pela revista Gourmet como o segundo melhor restaurante dos EUA. Passou depois por Maui, onde liderou a cozinha do Manna Foods, um restaurante e mercado de produtos orgânicos.

Em 2001, mudou-se para Londres. Na capital londrina trabalha no restaurante Monte’s de Jamie Oliver. Para além de aprofundar conhecimentos no contacto com grandes chefs, depara-se com uma cozinha onde os ingredientes locais e sazonais assumem um papel de destaque. Em 2002, integrou a equipa do “Books for Cooks”, em Notting Hill, uma pequena livraria onde todas as paredes estão forradas com livros de cozinha. Também aí, conhece e trabalha para Donna Hay, cujas receitas simples, mas especiais, confeccionadas de maneira a serem acessíveis a qualquer pessoa, acabarão por marcar profundamente o percurso de Mafalda.

De regresso a Nova Iorque, em 2004, trabalha com Matthew Kenney, pioneiro do movimento “Raw Foods”, no espaço “The Plant”, onde virá a integrar a equipa da cozinha e coordenar workshops de comida crua em Brooklyn. Passa também pela secção de pastelaria do restaurante de comida crua “Pure Food and Wine” de Sarma Melngailis considerado pela conceituada revista New York Magazine como o melhor restaurante vegan de Nova Iorque.

Quando volta a Portugal, desempenha funções de consultora da revista Blue Cooking e publica dois livros, Cozinha para quem não tem tempo e Cozinha para quem quer poupar. No final de 2009 lança a marca “Dias com Mafalda”, que inclui um blogue, Facebook e Twitter, seguindo-se, em 2010, o lançamento simultâneo do site www.diascommafalda.com, do seu terceiro livro “Dias com Mafalda” e do programa televisivo com o mesmo nome. Em 2012 lança o seu quarto livro “Dia a dia Mafalda”.

2014 é o ano em que a autora decide tirar o curso de Health Coach no conceituado Institute of Integrative Nutrition IIN em Nova Iorque.