Publicado em

Pão de baunilha recheado com chocolate

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

500ml de leite morno (se estiver quente vai “matar” o fermento)
(pode usar leite vegetal- eu gosto de usar amêndoa ou avelã)
1 vagem de baunilha, raspe as sementes do interior (ou uma colher de chá cheia de pasta de baunilha)
50g de fermento natural (duas embalagens) ou 2 pacotes de fermento de padeiro seco
½ colher de chá de sal
200g de açúcar amarelo (pode usar 150g de açúcar de coco)
200ml de quark, iogurte grego natural ou natas (eu prefiro usar quark -pode encontrar no Lidl pois é mais magro)
100g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
1kg e 500g de farinha sem fermento (tipo 65) – Eu uso metade espelta branca e a outra espelta integral

RECHEIO
200 de chocolate de culinária, picado (atenção para ver quantas gramas de açúcar tem.. o minimo que consigo encontrar é de 12g..os restantes tem todos 31gr minimo)
50g de açúcar amarelo (substituir por açúcar de coco)
1 boa pitada de sal (usei flor de sal)
40g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
raspa de 1/2 laranja (opcional)

 

[highlight]RECEITA[/highlight]

Aqueça o leite e coloque a vagem de baunilha e sementes, deixe criar infusão por minimo 10 minutos. Retire a vagem. Dissolva o fermento no líquido (já morno), Deixe repousar por 5 minutos ou até comecar a espumar (sinal que o fermento está a funcionar).

Deite a mistura de leite numa tigela da batedeira, junte o açúcar, sal e quark, iogurte ou natas.

Adicione a farinha alternando com a manteiga. Batendo bem entre cada adição para incorporar a manteiga. Junte farinha suficiente para a massa ficar maçia e húmida mas que não cole aos lados da tigela (atenção para deixar a farinha incoprorar-se na massa, se adicionar farinha a mais vai tornar o pão duro e seco! É preciso ter paciencia). Tape a massa com um pano de cozinha humido e deixe levedar por 1 hora ou até duplicar em tamanho.

Enquanto isso faça o recheio:

Pique o chocolate e coloque-o num robot bata até obter pedaços maiores e o restante esteja em pó. Junte o açúcar e sal, volte a bater para incorporar. Adicione a manteiga e bata até obter uma pasta. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º graus.

Vire a massa do pão para uma superficie de trabalho polvilhada com farinha. Estenda a massa de maneira a obter um rectangulo comprido. Polvilhe uniformemente com a pasta de chocolate. Enrole a parte mais comprida de maneira a obter um tronco/cilindro. Belisque as dobras da massa, para colar e não sair o recheio.

Com uma faca afiada corte ao meio em comprimento. Faça uma trança desses dois pedaços. Volte a beliscar as pontas da massa para as “colar”. Coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.

Pincele o pão com um ovo batido com 2 colheres de sopa de quark, iogurte ou natas. Polvilhe com açúcar extra se desejar.

Leve ao forno por 45 a 60 minutos ou até estar dourado e cozinhado no interior..Se começar a ficar dourado mas não estiver cozinhado no interior cubra com papel de aluminio para não queimar.