Publicado em

Pãezinhos enrolados recheados com chocolate

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

300ml de leite
1 colher de chá de cardamomo em pó (opcional)
1 pacote de fermento de padeiro
¼ chávena de açúcar amarelo
150g de manteiga sem sal derretida
uma pitada de sal
1 ovo, a temperatura ambiente
600 a 800g de farinha

Recheio de chocolate
200g de chocolate culinário
¼ chávena de açúcar amarelo
50g de manteiga sem sal a temperatura ambiente

Pincelar
1 ovo
1 colher de sopa de leite ou natas

[highlight]RECEITA[/highlight]

Aqueça o leite e o cardamomo (se usar) até ficar morno. Retire do lume e deite numa tigela. Junte o fermento e deixe ficar durante 5 minutos ou até começar a “espumar” sinal que o fermento está activo / que está a funcionar.
Junte o açúcar, manteiga, sal e ovo. Misture. Adicione a farinha, um pouco de cada vez, misturando até obter uma massa elástica e maçia, (não pode estar pegajosa e colar aos lados da tigela). Tape com um pano de cozinha humido (ou papel aderente) e deixe levedar por 1 hora ou até duplicar em volume.

Entretanto prepare o recheio. Num robot coloque o chocolate partido em pedaços junatmente com o açúcar. Bata até formar pedaços bem pequenos e alguns que se assemelhem a areia. Junte a manteiga partida em pedaços e volte a misturar até obter uma espeçie de pasta (alguns pedaços vão se juntar e outros não).

Forre um tabuleiro de queques com formas de papel próprias, reserve.
Vire a massa para uma superficie de trabalho polvilhada com fariha. Estenda a massa de maneira a obter um rectangulo com aproximadamente 1 a 2cm de espessura. Polvilhe a pasta de chocolate por toda a massa. Enrole a massa da mesma maneira que enrolaria uma torta. Corte em rodelas de aproximadamente 5cm. Coloque nas formas preparadas. Tape com um pano de cozinha humido e deixe levedar por 30 minutos.
Aqueça o forno a 200º. Pincele os pães com a mistura de ovo batido. Leve ao forno (na prateleira de baixo) por 15 a 18 minutos, ou até começarem a dourar e o interior estar cozinhado.

[highlight]VARIAÇÃO[/highlight]

Polvilhe com framboesas frescas ou congeladas antes de enrolar o pão.
Faça a pasta de chocolate branco em vez de preto.
Barre com nuttella em vez da pasta de chocoate

 

[highlight]DICAS DA MAFALDA[/highlight]

Estes pães são melhores comidos no mesmo dia, de preferência ainda mornos MAS se sobrar algum para o dia seguinte é só aquecer uns segundos no microndas e ficam deliciosos!!