Publicado em

ENROLADO DE FRUTOS SILVESTRES E RICOTTA

serve 6

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

125 ml (1⁄2 chávena) de leite morno

2 Colheres de chá de fermento seco

2 Colheres de sopa de açúcar amarelo

1 Ovo levemente batido

300 g (2 chávenas) de farinha sem fermento

1 Colher de chá de cardamomo em pó (opcional)

60 g de manteiga sem sal, derretida

100 g de frutos vermelhos congelados, descongelados ligeiramente

2 Colheres de chá de raspa de laranja

1 Colher de sopa de açúcar amarelo,extra

1 Embalagem de ricotta

1 Ovo, batido


[highlight]RECEITA[/highlight]

Misture o leite, fermento e açúcar numa tigela. Deixe ficar num lugar morno, sem correntes de ar por 10 minutos ou até espumar. Adicione o ovo e a manteiga derretida, misture.

Coloque a farinha e cardamomo numa tigela de uma batedeira com um gancho de pão. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata por 8 minutos, até a mistura ficar macia e descolar dos lados da tigela. Tape com um pano de cozinha e coloque num lugar morno, sem correntes de ar por
40 minutos ou até duplicar de tamanho.

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada levemente com farinha e amasse por 3 a 5 minutos ou até ficar lisa e elástica. Use um rolo de massa polvilhado com farinha para esticar a massa num retângulo com 1 cm de espessura.

Misture as frutas, raspa de laranja e o açúcar extra numa tigela. Espalhe a ricotta uniformemente sobre a massa. Cubra com a mistura de frutos vermelhos uniformemente por cima da ricotta. Comece com
o lado maior mais próximo de si, enrole bem de maneira a formar um tronco. Corte transversalmente em 6 porções iguais.

Disponha cada porção, corte lateral virado para cima, lado a lado, apenas tocando no tabuleiro forrado. Deixe levedar por mais 20 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Pincele a mistura de ovo sobre os enrolados. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar e cozinhado no interior. Sirva morno.