Publicado em

Brownies de cerveja preta

Está na moda fazer doces com cerveja preta… há algum tempo que estou intrigada… como é que fica o sabor?? Especialmente para quem não gosta de beber?? Depois do meu teste de hoje fiquei fã!!! Cerveja preta e chocolate são um “match made in heaven”!! Delicioso!! Por favor experimentem esta receita.. Não se vão arrepender. Sem duvida nenhuma uma das melhores receitas de brownies que já fiz !!

 

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

½ de uma cerveja preta mini
1/2 chávena de ovomaltine
200g de manteiga sem sal, aos pedaços
200g de chocolate culinária, aos pedaços
1 chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de baunilha
1/2 colher de chá de sal
3 ovos
1 chávena de farinha sem fermento

 

[highlight]RECEITA[/highlight]


Pré-aqueça o forno a 150 graus . Forre uma forma quadrada de bolo com papel vegetal ou alumínio. Reserve.
Coloque a cerveja e ovomaltine numa panela pequena e leve ao lume médio. Deixe levantar fervura, baixe o lume, e deixe borbulhar até reduzir para metade. Quando estiver pronto retire do lume para arrefecer.
Entretanto coloque a manteiga e o chocolate numa tigela à prova de calor. Coloque por cima da panela com a cerveja e deixe derreter em banho maria. Retire do lume e junte o açúcar, misture para ajudar a derreter. Deite para uma tigela grande e junte a baunilha, sal e volte a misturar (a mistura já deve ter arrefecido o suficiente para adicionar os ovos sem os cozinhar). Adicione um ovo de cada vez, misturando somente até incorporado seguido da mistura de cerveja. Peneire a farinha por cima e incorpore. Deite a massa na forma preparada e leve ao forno. Por 30 a 45 minutos, ou até um palito inserido no centro saia somente com umas migalhas húmidas presas. Retire do forno e deixe arrefecer antes de cortar..se conseguir claro!!! (eu tirei logo pedaços do brownie ainda quente para experimentar..nada melhor do que um bolo de chocolate ainda quente)