Publicado em

Bolachas de Gengibre

Faz 20 a 30

[highlight]INGREDIENTES[/highlight]

125g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
½ chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de baunilha
½ chávena de caramelo líquido
2 ¼ chávenas de farinha sem fermento
¼ chávena de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
½ colher de chá de canela em pó
¼ colher de chá de pimenta preta moida de fresco
1 colher de chá de raspa de clementina ou laranja (opcional)

Cobertura
Açúcar em pó, qb
Umas gotas de sumo de limão

 

[highlight]RECEITA[/highlight]

Numa tigela da batedeira bata a manteiga com o açúcar amarelo por 5 a 10 minutos, até ficar bem cremosa. Junte a baunilha e bata mais um minuto. Junte o caramelo e incorpore.
Numa tigela pequena misture a farinha, cacau, fermento, gengibre, cardamomo, canela, pimenta e raspa se usar. Junte a mistura à tigela da batedeira e bata até começar tudo a unir-se e formar uma massa maçia. Embrulhe em papel aderente e guarde no frigorifico por 30 minutos ou de um dia para o outro.
Quando estiver pronto para fazer as bolachas, aqueça o forno a 180º. Forre dois ou três tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal, reserve.
Retire a massa do frigorifico e deixe repousar uns minutos. Estenda a massa por entre duas folhas de papel vegetal polvilhadas ligeiramente com farinha, para não colar, até obter a espessura aproximada de 5mm.
Corte com as formas que desejar. E coloque nos tabuleiros preparados. Volte a colocar no frigorifico por 5 minutos para a massa voltar a ficar fria (vai fazer com que elas mantenham a forma). Leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até começarem a ficar douradas. Retire do forno e deixe arrefecer por completo antes de decorar.

Para fazer a cobertura, coloque um pouco de açúcar em pó numa tigela (por volta de 4 colheres de sopa) junte umas gotas de limao e misture até obter a consistência desejada para fazer as decorações (tem de ficar uma mistura bastante espessa para não escorrer. Decore como desejar com a ajuda de um palito ou um saco de pasteleiro. Deixe secar e como ou ofereça

OBS:
Normalmente as bolachas de gengibre são feitas com Golden Syrup que não é um ingrediente assim tão facíl de arranjar. Optei por trocar por caramelo líquido, a venda em supermercados, e funcionou!!
Em relação ás especiarias usem as que mais gostarem, as que tiverem à mão..

2 pensamentos em “Bolachas de Gengibre

  1. […] reunir todos acessórios decorativos, selecionar algumas receitas (e este Tronco de Natal e estas bolachas de gengibre são do melhor…), comprar os ingredientes necessários e mãos à […]

  2. […] alegrar qualquer mesa de Natal, em grinaldas ou individualmente como marcador de lugar. Segui esta receita, os furos fiz com uma palhinha e depois é só envolver com um cordão a gosto. Fica a ideia e […]

Os comentários estão fechados.